_CAPTE

CARTILHA MONTE SUA MOEDA

A Campannha Capte seu Grito tem como proposta potencializar os produtores na ampliação de parcerias para aumentar o volume de recursos, sejam em reais ou em moedas complementares, que viabilizem e fortaleçam a estrutura das edições do Grito Rock.

 A Campanha Monte seu Compacto.TEC contém uma planilha para elaboração de cronogramas, organização de dados, custos, qualificando a produção local do Grito Rock.

 A Campanha Monte sua Moeda vem para estimular que coletivos e demais organizações produtoras criem sua própria moeda complementar e contribua para o fortalecimento da economia solidária.

ÍNDICE

– O que é economia solidária?
– O que é moeda social?
– Como funciona
– Para uso em festivais ou eventos temporários – clube de trocas
– Para uso no dia a dia de modo permanente – empreendimento coletivo

O QUE É ECONOMIA SOLIDÁRIA?

Economia solidária é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza (economia) centrada na valorização do ser humano – e não do capital – de base associativista e cooperativista, voltada para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços, de modo autogerido, tendo como finalidade a reprodução ampliada da vida. Assim, nesta economia, o trabalho se transforma num meio de libertação humana dentro de um processo de democratização econômica, criando uma alternativa à dimensão alienante e assalariada das relações do trabalho capitalista.


O QUE É MOEDA SOCIAL?

A moeda social surge na economia solidária como alternativa ao escambo, e possui características próprias. A moeda social é considerada um instrumento de desenvolvimento local, destinada a beneficiar o mercado de trabalho dos grupos que participam da economia da localidade. Seu uso é restrito, e a sua circulação beneficia a redistribuição dos recursos na esfera da própria comunidade. O aumento da quantidade de moeda social corresponde ao aumento das transações realizadas pelos participantes da economia local. Sua criação se inspira nos conceitos da economia solidária de articulação e trocas da economia, na produção e comercialização de produtos que vai além da lógica capitalista, por beneficiar a comunidade local e trazer desenvolvimento. A moeda social, por sua circulação restrita, auxilia a diminuir o poder centralizador da economia capitalista globalizada, e promove a inclusão social.


COMO FUNCIONA?

A moeda social não é um sistema paralelo e sim complementar à economia. Ela é produzida, distribuída e controlada por seus usuários. Por isso, o valor dela não está nela própria, mas no trabalho que pode fazer para produzir bens, serviços, saberes. Esta moeda não tem valor até que se comece a trocar o produto pelo produto, o serviço pelo serviço, o produto pelo serviço ou o serviço pelo produto. A moeda começa a servir como mediadora destas trocas. Ela é diferente também porque não está ligada nenhuma taxa de juros, por isso não interessa a ninguém guardá-la, mas trocá-la continuamente por bens e serviços que venham responder às nossas necessidades.

PARA USO EM FESTIVAIS OU EVENTOS TEMPORÁRIOS – CLUBE DE TROCAS


MONTE SUA MOEDA

Priorizar a utilização da moeda solidária, circulando apenas durante um festival sendo ainda um estímulo e incentivo para que o coletivo continue seu fomento a partir dessa utilização inicial.

A moeda pode substituir os tickets (fichas) de alimentação, hospedagens, bebidas entre outros produtos do evento sendo lastreadas pelo próprio real que o produtor vai utilizar para o pagamento desses itens.

Outra medida bastante eficiente é negociar um percentual ou valor integral da locação do espaço para os comerciantes da possível feira do evento. Neste caso o lastro pode ser 100% em card, tendo o comerciante que pagar o espaço para o produtor com a própria moeda que recebeu. Caso o comerciante não tenha recebido card, ele paga em real.

Trata-se de uma política afirmativa da moeda complementar como ferramenta de sustentabilidade e potencializadora de trocas entre os presentes. Assim a moeda deve ser distribuída entre os convidados num valor equiparado as despesas que o produtor terá em negociado em real e/ou card com os fornecedores.

PARA TER A MOEDA FUNCIONANDO NESSE CLUBE DE TROCAS BASTA: 

PASSO 01 – NEGOCIAÇÃO FORNECEDORES

Negociar com os fornecedores de hospedagem, alimentação ou qualquer outro produto que possa receber a moeda temporária no Festival, apresentando a moeda a ser utiliza-da. Ao final do evento basta trocar os cards coletados pelo valor a ser pago. No caso de a negociação ser a troca em card mesmo (sem real envolvido), basta abrir um extratocard do fornecedor e ir debitando a medida que lhe for concluído um serviço pra troca.


PASSO 02 IMPRESSÃO DA MOEDA

Criar e imprimir uma uma quantia X de moedas baseadas no lastro dos produtos negociados com os fornecedores. Também deve- se utilizar o selo do FdE Card na moeda a ser coletado pela Mídia FdE.